terça-feira, 28 de setembro de 2010

Fechando Gestalts


Bordado em pontos livre, realizado na fronha.

Domingo passado, fechei uma “gestalt”, por assim dizer. A colcha bege com o bordado de orquídeas foi terminada, depois de muitos meses. A comparação com uma gestalt refere-se ao fato de que foi este trabalho que permitiu o meu reencontro com o bordado livre e, posteriormente, despertou o desejo de escrever sobre o assunto; era algo que estava em aberto e se encerrou, deixando um importante saldo para mim.

A vontade de criar um blog estava latente, aguardando um tema que fosse, ao mesmo tempo, desafiador e apaixonante. Já havia pensado em escrever sobre muitas coisas, mas nada parecia relevante o suficiente. Quando o insight para escrever sobre trabalhos manuais ocorreu, não deixou sombra de dúvida.

O bordado, executado nas duas fronhas e na barra da colcha bege foi um campo de testes para muitos pontos. As flores foram executadas em ponto margarida e cheio. Nas folhas, experimentei diversas combinações de ponto haste, atrás e cadeia. Nas orquídeas, alternei o ponto matiz e o ponto cheio. O desenho original era um gráfico para ponto cruz que adaptei por meio de uma folha de papel de seda branco. Espero que gostem do resultado.
Detalhe da outra fronha, usando pontos diferentes.
Detalhe da barra da colcha, com ponto rococó em lilás.
Flores em ponto margarida, botões em ponto cheio.

Quando arrumados, no entanto, os bordados das fronhas e da colcha pareceram pequenos e desproporcionais para o tamanho da cama... Fiquei achando que eu deveria ter bordado algo mais contínuo, ao longo da barra e da altura das fronhas... Aprendizados.
Ficou ou não ficou pequeno?

Bordados da barra da colcha.

Nem todas as gestalts fechadas deixam o gosto de sucesso irretocável na boca. Algumas são até dolorosas, para dizer a verdade. Mas fechá-las é sempre positivo. Faz a gente melhor.

Um comentário:

Gislene Ellery disse...

Fechei uma gestalt! O Van Gogh ficou pronto!
Vamos marcar o evento de entrega!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...