domingo, 8 de maio de 2011

Margaret Sherry’s ABC Quilt #1 O começo


Um "R" para o quilt do Rafael
Um "G" para o quilt do Guilherme.

Amigos,


Preciso começar o post já pedindo desculpas pelo que virá, o que é meio patético... Mas é que me deu a velha comichão e há uns dias eu fui comprar o tecido para iniciar o acolchoado com as letras já bordadas do Alfabeto de Mrs. Sherry.


Não, as letras não foram todas bordadas ainda, mas eu estava com muita vontade de arriscar costurar algo. Tem tempos em que a máquina de costura exerce um enorme poder de atração sobre mim... lol Nessas épocas, quase não bordo.


Pois bem, preciso ainda dizer que fui motivada pelo Flickr da talentosa Inger Loureiro. Lá, além de lindíssimos trabalhos de bordado, encontrei muito patchwork e o modelo do acolchoado que considerei o mais simples a ser enfrentado pela minha inexperiência.


Para começar, estou fazendo tudo de modo intuitivo. Claro que comprei alguns livros e revistas para tentar aprender o básico, mas não tenho os equipamentos e improvisei como pude. Assim, não dá para esperar perfeição, ok?


Tive que forrar o quadrado bordado, para um melhor resultado.

Para os que como eu tem a vontade, mas não têm a técnica e os equipamentos adequados, informo que optei por fazer moldes em papel cartão e os risquei no avesso do tecido que, depois, foi cortado com a boa e velha tesoura.


Estudo dos tecidos com as cores predominantes nas letrinhas.


Também não sei dizer se estou usando alguma das técnicas famosas. Parece que realmente eu tenho um longo caminho a percorrer...


O lado bom é que, quando consegui finalizar - de modo relativamente satisfatório – o primeiro quadrado (30cm x 30cm - tive que desmanchar umas duas costuras...lol), fiquei muito empolgada e com muita vontade de aprender mais sobre as técnicas.


Vejam o avesso do quadrado já costurado.

Tive que forrar o quadrado bordado com um tecido branco, devido à transparência do cânhamo e, neste, costurei os tecidos. Decidi fazer dois acolchoados, cada um com doze letras e a seguinte disposição:


Criei este projeto no Excel, os quadros coloridos representam as estampas.

Os quadros coloridos representam as diferentes estampas que pretendo utilizar, todas em tons de azul. Os quadros azuis são de um tecido azul claro com poazinhos brancos, bem delicado. Ainda não decidi a cor da borda.


Esse foi o primeiro quadrado realizado.

A idéia é que o acolchoado do Gui tenha o seu G e o do Rafa tenha também sua inicial. As demais letras serão dispostas de modo a harmonizar as cores, sem escolha prévia.


Estudo de cores para o "X".

Entenderam meu pedido de desculpas no início? Sei que deveria ter-me preparado melhor antes de começar a postar, talvez você esteja mais confuso(a) agora e eu o(a) tenha desencorajado(a) de alguma forma. Se você já faz patchwork, de outro lado, poderá dar umas boas risadas com as minhas confusões... lol 

Em minha defesa preciso dizer que a experiência tem sido estimulante. Só penso em tecidinhos, no verde das placas de corte e em aprender mais sobre as diferentes técnicas. Tem coisa melhor??


Vou postando aqui meus resultados e aprendizados. E continuo procurando um curso de patchwork em Fortaleza... Desculpas aceitas?! =D  


FELIZ DIA DAS MÃES!!!



8 comentários:

A partir dos 50' disse...

Amiga, feliz dia das mães. Muita alegria e paz para curtir a família. bjs e saudades!

Joana disse...

Simone, ADOREI os tecidos que compraste! Ai que lindos... adoro cores fortes, cores "coloridas"! =)

Feliz dia!

Kiss

A Casca da Cigarra disse...

Ei,para uma novata você está me saindo uma patchworqueira de primeira...fiz meu primeiro quilt a partir deste tutorial aqui http://www.blog.noussnouss.com/search/label/quilt%20tutorial e também guiada pela intuição.Você tem bom gosto e as escolhas de cores estão fantásticas! Parabéns e feliz dia das mães. Beijo, beijo

Dinny Ristinia disse...

Great work Simone! I haven't tried to make any quilt or patchwork. Seeing your work makes me wanna give it a try.. heheheh
I just love the colors..!!

♥ Nia disse...

Uau!! Tens muito trabalhinho aí pela frente :p heheheh Vai valer a pena, vai ficar lindo!!! :D
Eu também coloco sempre um forro branco, um tecido no verso de qualquer bordo. Finalizar melhor e dá outro destaque :)
Podemos não ser muito experientes mas todos temos de começar por algum lado! Só a fazer é que se aprende ;) e não é divertido??? Eu também dei umas cabeçadas para fazer a minha almofada em patch hehehhe mas valeu a pena, aprendi imenso e diverti-me muito pelo caminho :D
Além de chegarmos ao fim e saborearmos a vitória da conquista alcançada :D Vale muito a pena! Força aí Si, vai ficar impecável!!! :D

Atelier Caseiro disse...

Menina você é talentosa!
A colcha ficará muito bonita e adorei a combinação de cores. Este tecido com verdinho e oxa, nossa me deu taquicardia de tão fofo!
A única dica que deixo é pra abrir com ferro todas as costuras do verso, isso é chato na hora, pois tem que parar a passar o ferro, mas facilita o trabalho e fica tudo bem certinho.
Aqui tem algumas dicas e na primeira foto mostra bem o que eu disse!
Bom trabalho, pq ainda terá algumas horinhas na máquina, mas de certo o resultado será gratificante! =)

Gislene Ellery disse...

Pra que régua menina! Tá ficando lindo!!!
To doida pra ir na tua casa pra ver você trabalhando nele!

PS: Preciso comprar a minha máquina... :-D

Eri disse...

Simone, também adoro patchwork, mas não sou organizada como você. Já fiz colchas, mas no improviso e sem estas aplicações, só combinando retalhos de cores, por exemplo. Agora, eu tenho uma amiga que vez ou outra dava cursos na Ceart sobre patchwork. Não sei se ainda está fazendo isso ou sabe quem faz. Aliás, depois vou tirar a foto de duas bolsas que comprei dela, Deus sabe como coloco as fotos aqui para você ver e ver se fica doida pelas bichinhas também. Só pelo prazer de ver coisas bonitas.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...