segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Linhas Escritas # Biografias


 

Ontem uma amiga tava comentando sobre a minha “habilidade” manual e eu me espantei com a resposta que dei: “Eu não sou habilidosa, eu sou curiosa!”. Acho que é isso mesmo, sou movida pela curiosidade de tentar (e às vezes conseguir) fazer algo novo, diferente ou, ainda, algo que todo mundo já fez, mas eu não.


"E tem muito mais de onde esses vieram..." lol


Esse “componente” da minha personalidade já se manifestara na literatura, com o meu gosto por biografias. Gente, eu as adoro! Tenho várias, de diferentes personagens históricos. Me encanta saber os contextos em que viveram, detalhes de suas vidas privadas, como se dava seu processo criativo, a humanidade por trás do ícone...


Essas capas não são fantásticas?


Na lista para leitura, aguardam sua vez as biografias dos Beatles e da Clarice Lispector, uma das minhas escritoras preferidas. Na lista dos lidos, as biografias de Carmem Miranda e de Freud ocupam o topo da lista dos preferidos.


Topo da lista dos livros a ler...


Ler uma biografia desnuda o lado humano (demasiado humano) do biografado. Acho que tenho essa curiosidade de construção e desconstrução da persona pública de alguém. E respeito também pelo trabalho de pesquisa realizado pelos autores, o que não é fácil.



Foto-biografia da Frida Kahlo, que adoro. Grande aquisição.


E vocês? Gostam de ler biografias? Ou concordam com aqueles que dizem ser essa uma “literatura menor”?



7 comentários:

Unknown disse...

Eu nunca, never li uma biografia...aliás, pra ser mais específica eu nunca mais li nada...

Que vergonha hein?!? mas é isso mesmo...eu acho que como eu deve ter um monte de gente por aí..

Não que eu não goste...pelo contrário, sempre gostei, sempre li.. mas isso tudo terminou quando meu menor nasceu...depois disso eu nunca mais li..nunca mais mesmo.

O que me falta para voltar? Sei lá...livro é que não é.

:)

Imagino que deva ser legal ler biografias.

Gislene Ellery disse...

Também gosto de biografias, mas em filmes....
Tenho algumas e as minhas preferidas são Frida e Piaf.....
Beijos!

♥ Nia disse...

A tua casa deve ter autênticas paredes de biblioteca!!! estantes recheadas com os livros mais interessantes! :)

Rita disse...

Eu adoro, amo ler! Tenho spre um livro na minha mesa de cabeceira e nunca me deito sem ler durante uma hora (ou mais muitas vezes!). No entanto, estou ali como a Isabella..desde que o meu filho nasceu, que tem sido muito dificil ler! Continuo com o mesmo livro na mesinha de cabeceira que tinha quando ele nasceu..e é um livro relativamente pequeno que, em tempos normais, eu o lia nuns 3 dias..ora já lá vão 3 meses e qualquer coisa e ainda só vai a meio! Mas estou confiante que é só durante mais um tempo..quando ele ficar um pouco maior, vou voltar a ler o que lia..tenho de conseguir pq me faz falta!

Por acaso acho que nunca li uma biografia, mas acho interessante..saber os pormenores mais detalhados da vida de alguém conhecido..parece que faz a personagem ser mais real, não sei. Tenho de me estrear nas biografias!:)
beijinhos

Eri disse...

Adoro biografias. E estou também com a da Clarice. Adoro os bastidores para entender os personagens, mesmo os reais. Acho que você é rhyca: já vi sua estante que é grande e organizada (pela foto que postou) e tem livros bonitos demais! É um riqueza infinita. Beijos.

Cecilia e Helena disse...

Também amo ler biografias. Principalmente de mulheres que conquistaram seu lugar no mundo, não importa de que maneira. Existem as santas, as não tão santas, as intelectuais, as artistas, não importa. Gosto muito. Um abraço da Cecilia.

Atelier Caseiro disse...

Oi Simone!
Depende da biografia eu me interesso. Acho gostoso isso de descobrir a pessoa por tras dos holofotes, um hobby, uma caracteristica que desconhecemos.
Gosto muito de ler, leio hoje, menos do que antigamente, mas tenho prazer na leitura. Qdo gosto do livro a vontade e largá-lo só na ultima pagina.
Não acho que biografia seja leitura mais ou menos importante, afinal há tantas categorias de filmes, importante é ler o que agrada e ter prazer e não 'ler fazer bonito'.
Beijoca e boa tarde!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...