domingo, 8 de junho de 2014

Crianças e Trabalhos Manuais


A internet está cheia de artigos que comentam os benefícios dos trabalhos manuais para o desenvolvimento infantil. Durante minha infância, quer por influência da minha mãe ou por aptidão natural, sempre criei vestidos de bonecas, brinquedos e brincadeiras que envolviam confeccionar algo.

Não é à toa que os trabalhos manuais são terapêuticos para mim.

Como sabem, sou mãe de meninos e fico evidentemente feliz quando eles fazem parte deste meu mundo craft. Eles sempre gostaram de desenhar, pintar, construir maquetes e outras estruturas e nós estimulamos estes momentos como forma de expressão dos sentimentos.

Mas qual não foi minha surpresa quando o Rafa me pediu que o ensinasse a costurar. Tentei disfarçar a surpresa e perguntei o que ele queria fazer, qual seu projeto. “Uma almofada bordada!”, disse o pequeno.


Num círculo de etamine azul, ele bordou um coração e sua letra, o R em ponto alinhavo. Em seguida, costurou outro círculo, encheu com fibra acrílica e, por fim, fechou a abertura.

O orgulho estampado na carinha dele foi muito bonito de ver. Agora dorme com sua almofadinha, que passou a pertencer também aos seus “filhos”, Ricardo e Alice. Rsrsrsrs


É muito importante que as crianças, sobretudo os meninos, entendam que são capazes de realizar todas as tarefas, inclusive aquelas ditas “femininas”. Quero ser capaz de criar cidadãos, homens no sentido mais amplo da palavra, respeitosos e sensíveis, capazes de encontrarem em si o que precisam para ser felizes e estabelecer um bom diálogo com os demais.


Se conseguir isto, deixo-os com uma herança inestimável.


3 comentários:

♥ Nia disse...

Disfarçar a surpresa! Lol!!
É assim mesmo, trabalhos manuais são para todos os géneros e idades :) parabéns ao Rafa! Gostei de ver :D

Valma disse...

your little man is sooooooo cute :D
great job he has done ;)
that's so great he wants to craft; Look Annette, her little guy also crafts...it's not only for girls ;)
congrats to Rafa, I'm jealous of his cute pillow now ;)
xxxx

Cris Mello disse...

Olá Simone
Parabenize o Rafael!
Adorei ver sua almofadinha.
Isto é muito gratificante!
E vc está educando os seus filhos de uma maneira muito bonita!
Beijos e abraços


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...