domingo, 14 de setembro de 2014

Toalha com inspiração no Sashiko Design (wip)





Eu adoraria um dia escrever um post como os que a Cecília (Quilts São Eternos) escreve: leitura gostosa, pesquisa impecável, referências idem. Uma aula sobre um determinado tema que abre inúmeras outras possibilidades para o leitor.

Oh, Cecília, adoraria ver você escrever sobre o Sashiko Design (será que o fez e eu perdi este post, hein?! Rsrsrsrsrsrs)... Como não me arvoro de conseguir reunir todas as informações que a querida Cecília certamente conseguiria, vou me ater a dizer que venho “namorando” este design há tempos e que minha curiosidade foi aguçada por sua complexidade disfarçada de simplicidade.

Explico-me: procurando os gráficos para o meu primeiro projeto, deparei-me com excelentes blogs que oferecem um passo a passo para o “jeito certo” de bordar cada gráfico. Ainda que eu pensasse que o velho e fácil ponto alinhavo (running stitch) fosse o mais simples do panteão do bordado, o uso deste nos gráficos Sashiko requer técnica e precisão.


Não é difícil, mas também não é para ser bordado de qualquer jeito, como eu, infelizmente, estou fazendo agora... Logo, não estou bordando um Sashiko Design. É algo apenas inspirado em.

Vi na internet que os gráficos devem ser colados no avesso do tecido – normalmente escuro – e bordados com linha branca sobre o papel. Após bordado, este papel dissolve-se em água.

Como, obviamente, não tive a paciência de encomendar o gráfico adequado antes de começar, baixei a figura e passei para a barra de uma toalha, em linhas contínuas, e estou bordando não pelo avesso, mas pela frente mesmo. Tudo errado, mas cheio de boas intenções.

Vida que segue, prometo aprender a técnica o mais corretamente possível, encomendar os gráficos na internet e, quem sabe, apresentar aqui, um dia, um verdadeiro Sashiko. Até lá, vamos bordando e nos divertindo.  


3 comentários:

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Boa tarde Simone! Eu não conhecia este bordado, mas adorei, muito lindo!
Beijos
CamomilaRosa

Cris Mello disse...

Olá Simone
Adorei, não conhecia esta técnica.
Bjsss e boa semana

Carine disse...

Bom dia, Simone,
Parabéns pelo blog! Muito bonito e muito bom para aprender diversas técnicas, como essa!
Gostaria de te convidar a conhecer nossa loja virtual que inaugurou este mês: www.lojafiodeouo.com.br
Vamos ter muitos materiais e técnicas diferenciados para bordado, você vai adorar!
Vamos trabalhar em parceria com alguns blogs, concedendo descontos especiais às artesãs parceiras.
Um abraço e faça contato!
Carine - loja Fio de Ouro crafts


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...